quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Educação

imageVocê já teve mais que um...

Professores

“Existem professores

de todas as cores

de várias idades e de muitos lugares

com alguns, até certo tempo eu estudei

com outros apenas um pouco colei...

já tive professores

do tipo metido

do tipo educado

do tipo bonzinho

casado, solteiro

triste e feliz...

Já tive colegas e até ditadores

Professores cabeça e equilibrados

professores confusos

de guerra e de paz
Mas todos eles

me fizeram assim

tão inteligente

como ninguém faz...”

( Paródia da música de Martinho da Vila - Mulheres)

O professor – eis o grande agente do processo educacional. A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista em equipamentos, laboratórios, computadores...tudo isso não substitui a importância do professor.A formação é um fator fundamental para o professor. Para que ele desempenhe com maestria a aula na matéria de sua especialidade, ele precisa conhecer as demais matérias. Tudo o que diz respeito ao aluno deve ser de interesse do professor. Ninguém ama o que não conhece, e o aluno precisa ser amado! E o professor é capaz de fazer isso.

Existem muitos modelos de professores:

clip_image002

Professor Oba-oba

Tudo é festa!

Esse tipo de professor adora as dinâmicas em sala de aula. Projeta muitos filmes, leva algumas reportagens; faz com que os alunos saiam da sala para observar algum fenômeno na rua ou no céu...Há aquele professor que gosta de levar música para a sala de aula, é interessante desde que não faça isso sempre, por que os alunos sentem falta do nexo com a matéria que devem aprender.Esse professor é bem-intencionado, mas falta-lhe estabelecer com os alunos a relação desses jogos de sensibilização com o conteúdo da matéria que cabe a ele ministrar.

image

Professor Ditador

E aquele que não respeita a autonomia do aluno. Trabalha como se fosse um comandante em batalha; exige disciplina a todo custo. Grita e ameaça. Não quer um pio, zela pela sala como se fosse um presídio: ninguém pode entrar atrasado nem sair mais cedo; ninguém pode ir ao banheiro...grita exigindo silêncio quando o silêncio já reina desolado na sala.

O professor ditador está perdido na necessidade de poder. Poder e respeito não se impõem, conquistam-se.

O professor que se busca construir é aquele que consiga, de verdade, ser um educador, que conheça o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos.

Abraço - Viviane

0 comentários:

Postar um comentário